Atualize seu navegador!
Clube de Mães

Programa Clube de Mães

 

Dentre as várias atividades realizadas na Escola há o Programa Clube de Mães que é coordenado pelo setor de Serviço Social e tem a finalidade de organizar a presença sistemática das mães na instituição, estimulando as atividades manuais e promovendo a integração entre a Escola e as famílias, o que pode incentivar as mães a darem continuidade no lar ao processo de desenvolvimento do aluno.

 

O Programa possui seu próprio regimento e diretoria e é executado através de planejamento participativo e tem representatividade junto à APAE e à Escola.

 

O Clube de Mães funciona todos os dias, pela manhã e a tarde, e é formado atualmente por 40 participantes contando também com o serviço de voluntariado e com uma monitora.

 

Objetivos do Clube de Mães

 

Geral:

Promover a integração entre a Escola e a família incentivando as mães a darem continuidade no lar ao processo de desenvolvimento do aluno.

 

Específico:

- Oportunizar a troca de experiências e as amizades entre as participantes;

- Ensinar atividades manuais;

- Confeccionar artesanato para reverter em benefício do Clube, da Escola, dos alunos e/ou sua família;

- Realizar círculos de estudo e reflexão com o grupo;

- Desenvolver atividades que favorecem a qualidade de vida das mães e por conseqüência do núcleo familiar, através do Projeto Qualidade de Vida;

- Atender a Escola em necessidades que estejam no alcance do Clube;

- Fazer intercâmbios com Clubes de Mães de outras APAEs;

- Visitar grupos sociais da Prefeitura para divulgação do contexto da pessoa portadora de necessidades especiais;

- Participar de eventos promovidos pela Escola;

- Ser parceiro no Projeto de Capacitação e Apoio Familiar e no Programa de Acolhida.

 

Histórico

 

Relembrando um pouco da nossa história:

A Escola Girassol deu início ao seu trabalho no dia 02/05/1970 e em 20/04/1971 a APAE foi fundada em São Bento do Sul passando a ser a mantenedora da Escola.

 

Segundo os registros, as primeiras atividades chamadas de Clube de Mães foram iniciadas em 1976, sob coordenação da Secretária e Professora Alice estendendo-se até 1979. Os trabalhos caracterizavam-se exclusivamente por atividades educativas e de reflexão com temas sugeridos pela equipe ou pelas mães participantes.

 

Temos relato de que aproximadamente em 1990, um grupo de mães reunia-se periodicamente para a confecção de artesanato, mas não há registros sobre esta atividade.

 

Em 1992 o Clube de Mães foi reativado pelo setor de Serviço Social através do Projeto Clube de Mães com o objetivo de, através de encontros semanais para atividade artesanal e dinâmicas de grupo, promover a integração das participantes e das mães com a Escola. O Projeto assim de desenvolveu até 1993.

 

Em 1994 as atividades artesanais passaram a ser conduzidas pelo serviço de voluntariado, priorizando o Serviço Social outros trabalhos de sua incumbência. O Clube de Mães assim funcionou até 1997 passando por inúmeras dificuldades, como por exemplo a falta de espaço apropriado para suas atividades. Mudou-se de local diversas vezes, atuando inclusive em espaços fora da Escola, a contragosto das mães. Nesta época as atividades do grupo caracterizavam-se exclusivamente como laborais. Ao final de 97, com a construção da parte superior da Escola, o Clube de Mães ganhou sua sala.

 

Em 1998 o Serviço Social retomou a coordenação de todo o trabalho com as mães, onde a primeira providência foi ressaltar a importância do grupo se reunir impreterivelmente nas dependências da Escola, ou seu objetivo primordial – integração família e Escola – se perderia. Foi então criado o Programa Clube de Mães, com regimento interno e diretoria escolhida por processo eleitoral, atuando novamente dentro dos objetivos e princípios propostos ao setor de Serviço Social dentro da Instituição, que passaram pela finalidade principal de integrar as famílias à Escola e tentar conduzir o núcleo familiar para que este seja um fator positivo ao desenvolvimento do aluno.

 

Em 2001, devido à demanda crescente, o Clube de Mães passou a funcionar 2 vezes por semana. Em 2003 foram instituídas atividades também na parte da manhã e a partir de 2005 iniciou seu processo de ampliação chegando a estar ativado diariamente, em período integral.

 

Em 2006 o grupo conquistou um espaço mais adequado através da ampliação da sala disponível para o trabalho, que dobrou de tamanho. Neste mesmo ano o grupo foi parceiro no fornecimento dos uniformes dos alunos, e passou a ter maior representatividade junto à APAE e à própria Escola.

 

Em 2007 o grupo através de recursos próprios, implantou sua cozinha, adquiriu computador e impressora para o setor de Serviço Social e forneceu agasalhos aos alunos novos que ainda não os tinham. Na ocasião o Clube também foi beneficiado pela Escola com banheiro exclusivo.

 

No ano de 2008 o Clube de Mães sobe mais um importante degrau dentro de sua história ao assumir completamente o fornecimento dos uniformes dos alunos para o ano, adquirindo móveis confeccionados sob medida e assim melhor adequando e proporcionando mais harmonia a seu próprio espaço de trabalho e reuniões, conquistando uma monitora para trabalhos manuais e inserindo junto ao grupo o Projeto Qualidade de Vida.

 

Em 2009 o Programa continua suas atividades – as quais são realizadas a partir do planejamento participativo com o grupo – dando sequencia à aquisição de equipamentos e fazendo melhorias no espaço, à aquisição de uniformes a alunos novos, capacitando participantes, auxiliando a Escola, além de outras atividades programadas.

 

Para o ano de 2010 além da continuidade de atividades já citadas a inovação é, através do projeto Qualidade de Vida, a criação do Coral Girassol, composto por participantes do Clube de Mães e por alunos da Escola. O Coral é fruto de uma parceria com a Fundação Cultural do município, e tem como objetivos a integração entre familiares e a Escola, o crescimento pessoas através da música e a propagação do Coral na comunidade.

 

Clube de Mães

 

Coordenação: Ângela C. de Bitencourt

Presidente: Inês B. de Macedo

Vice-presidente: Isabela Pscheidt

Tesoureira: Ligia W. Redlich

Secretária: Janete A. dos Reis

Monitora: Ana Ezilda de Lima

 

Oficinas e Coordenadoras

Costura: Isabela e Janete

Espuma: Jacira

Pintura em tecido: Inês

Bolsas: Isabel

Bordado em tela: Maria

Tecelagem: Catarina

Crochê: Otília

Fuxico: Janete

 

Voluntárias:

Ligia W Redlich

Inês Porpeta

Maria Zenaide Rudnick

Cleusa C S Hüttl

Cleuci C da Silva

Leonilda B Rauen

Reni B Siedschlag