Atualize seu navegador!
Notícias

Escola Girassol promove a Feira da Integração

Diversas ações estão marcadas para ocorrer da APAE são-bentense

 

Hoje será realizada a XV Feira da integração e Mostra Pedagógica da Escola Girassol/Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Bento do Sul, das 9h30 às 16h30. O evento terá como palco a própria sede da instituição, localizada na Rua Henrique Schwarz, 294, no Centro, em frente à Praça João Treml.

 

A feira é o auge da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, iniciada na quarta-feira da semana passada. Conforme os orientadores Marileia Gonçalves e José Augustim, serão apresentados os trabalhos desenvolvidos pela equipe e pelos alunos durante o primeiro semestre, oportunizando à sociedade conhecer as atividades em setores como a educação, a reabilitação e a assistência social.

 

Em 2014, o tema estabelecido nacionalmente pela APAE para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é “Construindo uma história de igualdade e oportunidade para todos!”.

 

Baseada neste tema, a Escola Girassol decidiu enfocar a inclusão promovida em São Bento do Sul através do paradesporto. A instituição são-bentense, de acordo com Augustim, conta com mais de cinqüenta alunos praticando atividades como tênis de mesa, futsal, halterofilismo, atletismo, natação e judô, ainda com resultados expressivos conquistados recentemente em algumas competições. “Está em fase de implantação uma quadra de bocha paraolímpica na escola”, informa ele, destacando que a prática de atividades físicas tem contribuído para a melhora da autoestima, da autonomia e da disciplina dos alunos.

 

Atividades

 

Ainda na programação, já foram desenvolvidas atividades como apresentações artístico-culturais, inclusive durante o show de talentos da escola, além de missa de ação de graças e de passeios, a exemplo dos realizados na terça-feira em espaços públicos, como a Praça do Centenário – ao lado do hospital – a qual dispõe de uma academia ao ar livre adaptada para pessoas com deficiências. Na sexta-feira, a programação prosseguirá com a mesma feira, porém voltada ao público interno da escola. Também na sexta, alunos passarão o dia na Faculdade Luterana de Teologia, no bairro Mato Preto.

 

Instituição

 

Inicialmente denominada Fundação Dr Escobar Filho, a Escola Girassol de São Bento do Sul foi fundada em maio de 1970, tendo completado 44 anos recentemente. No início, eram apenas 5 funcionários e 9 alunos. Em 1974, com a criação da APAE em São Bento do Sul, a entidade passou a ser a mantenedora da escola. Atualmente, são 150 alunos, divididos em 17 turmas e atendidos por 47 funcionários. A APAE oferece uma série de serviços, baseados nas áreas educacional, de saúde/reabilitação e se assistência social, além de projetos artísticos e esportivos.

 

Um dos projetos de destaque da APAE são-bentense é o “Compreender para Prevenir”, o qual trata justamente da prevenção de deficiências, com a realização de inúmeras palestras – apenas em 2013, foram 62 beneficiando mais de 2 mil pessoas. Também no ano passado, foi promovido o II Seminário de Prevenção de Deficiências, com a presença do Coordenador Nacional de Prevenção e Saúde da Federação Nacional das APAEs, Rui Pilotto.

 

Atualmente a Escola Girassol é dirigida por Maria Goreti Ehlke, enquanto a APAE tem Harriet Hackbarth na presidência. Em outras épocas, ao atender pessoas de municípios vizinhos, a escola chegou a ter 233 alunos e 56 funcionários. Em toda sua existência, a Escola Girassol já abrigou 764 alunos.


Fonte: Jornal A Gazeta, 28 de agosto de 2014.