Atualize seu navegador!
Notícias

APAE palestra sobre prevenção de deficiências

  • foto 4
  • foto

A Escola Girassol/APAE, como instituição que atende atualmente 149 alunos com deficiência, desde 2011 tem voltado seu trabalho e ações específicas acerca da Prevenção de Deficiências. Segundo “o Censo de 2010, o Brasil possui 45.623.910 de pessoas que apresentam, pelo menos, uma das deficiências pesquisadas, o que representa 23,92% do total da população. Testes preliminares realizados em 2006 introduzirammodificações nos questionários que permitiram captar com maior precisão as características das pessoas com deficiência. Estes dados justificam a necessidade da realização deste programa de prevenção a deficiências.”(www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/indicadores/censo-2010)

A partir dos dados da Organização Mundial da Saúde, constata-se que 70% das deficiências podem ser evitadas com medidas simples e baratas, o programa “Compreender Para Prevenir” foi implantado por esta instituição, com vistas a promover esta prevenção.

 No decorrer de 2012, várias ações foram realizadas em São Bento do Sul e regiãoatingindo cerca de 1,93% da população do município. Realizou-se o I Seminário de Prevenção de Deficiências com a participação dos médicos Fábio Arget e Guilherme Colin. Na esfera Estadual,a escola foi premiada com o terceiro lugar entre as APAES que realizaram o programa.

Em 2013, novamente os profissionais da Escola Girassol realizaram abordagens diretas (palestras e encontros de formação) e indiretas(entrega de folders, outdoor, divulgação em rádio e jornal), além de promover o II Seminário de Prevenção de Deficiências, com o geneticista Dr. Rui Fernando Pilotto.

 O referido programa objetiva levar conhecimentos específicos à comunidade referente à prevenção de deficiências, com ações voltadas para públicos diferenciados e de vários segmentos sociais. A relevância das ações diretas se reflete na propagação destas informações, que atende o objetivo principal do programa, no que tange a prevenção primária.

            Através desta iniciativa, a instituição assegura sua função social junto à comunidade e na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, primando pela realização de encaminhamentos necessários, a partir de conhecimentos e informações básicas, oferecidas nas abordagens realizadas em todas as ações do programa.

            Para a instituição, atuar na prevenção primária é também um investimento significativo, pois, “(...) quando se fala em investimento, não se fala em custo alto, pois sabe-se que algumas ações de prevenção tem custo irrisório comparados com a reabilitação, que tem necessidade de tecnologias mais avançadas, além de técnicos mais especializados.” (PEREIRA)

               Na perspectiva de investimento, a equipe organizadora do Programa durante este ano capacitou os professores da Escola Girassol quanto aos conteúdos das palestras, objetivando trabalhar o programa como uma ação coletiva da equipe escolar. Esta ação articuladora atende aos pressupostos da função social da escola especial frente a legislação e suas demandas.

           Assim, nesta sexta-feira, dia 03 de outubro os profissionais das áreas da Educação (professores), Saúde (Fisioterapeuta, Fonoaudióloga, Terapeuta Ocupacional, Psicóloga) e da Assistência Social (assistente social), realizaram o DIA "D" PREVENÇÃO, ministrando palestras nas escolas da rede estadual de ensino no município de São Bento do Sul, em parceria com a GERED.

Com esta ação foram atingidos aproximadamente 800 adolescentes das oitavas séries e primeiras séries do Ensino Médio, contabilizados em listas de presença. Durante esta semana ainda ocorrerão palestras nas EEM Escolas Roberto Grant, EEB EngelbertoGrossl e na EEB São Bento, nesta última, o diferencial é que o conteúdo da palestra apresentado na Língua Brasileira de Sinais -LIBRAS-, para o público com deficiência auditiva. As palestras prosseguem na Escola Girassol, tanto para grupos visitantes como possíveis agendamentos solicitados por grupos, empresas, escolas, entre outros, afinal “A prevenção também depende de você”!


Fonte: Jornal Folha do Norte, 07 de outubro de 2014/APAE de São Bento do Sul/Jornal Evolução, 10 de outubro