Atualize seu navegador!
Notícias

Caminhada alerta sobre prevenção de deficiências

Para marcar o Dia Internacional da Síndrome de Down, que é celebrado no sábado, a Escola Girassol – APAE de São Bento do Sul, realiza hoje uma caminhada com distribuição de folders sobre prevenção de deficiências. Os caminhantes irão percorrer o Calçadão, distribuindo o material, se concentrando no Coreto da Praça Getúlio Vargas, onde acontecerá uma foto oficial para marcar a data. Neste momento, está prevista a participação de todos os integrantes da APAE que tenham Síndrome de Down.

O objetivo do evento, de acordo com a pedagoga Marileia Gonçalves, é chamar atenção da sociedade para a importância da luta das pessoas com Síndrome de Down e seus familiares, para que tenham direitos garantidos. Além disso, será informado que a síndrome é genética e que é determinada por algumas características diferenciadas a partir da trissomia do cromossomo 21.

 

A escola

A Escola Girassol atende 25 pessoas com Síndrome de Down, entre sete meses e 57 anos de idade, onde em cada faixa etária, é possível identificar aspectos da Síndrome, embora o nível de desenvolvimento e aprendizado seja único e de acordo com os potenciais individuais.

 

A data

Dia 21 de março é o Dia da Pessoa com Síndrome de Down. É comemorado para conscientizar a sociedade da síndrome e dizer não ao preconceito, bem como, proporcionar reflexões dos direitos à inclusão. O médico britânico John Langdon Down descreveu a síndrome em 1862, originando seu nome. Jérôme Lejeune descobriu a causa genética em 1958. A existência da cópia extra do cromossomo 21, ou trissomia 21. Considerado um acidente genético, a trissomia 21 acontece no instante da concepção, ocorrendo assim em 95% dos casos de Síndrome de Down.

A data, 21 de março foi escolhida como o Dia Internacional da Síndrome de Down fazendo referência a divisão dos cromossomos (21/03), aludindo assim ao apr 21 que possui 3 cromossomos. A proposta foi feita pela Down Syndrome International, seguindo ideia de Stylianos E. Antonorakis, geneticista da Universidade de Genebra, estudioso do assunto, sendo referendada pela Organização das Nações Unidas, fazendo parte do seu calendário oficial. A data é comemorada por todos os países membros.

A Síndrome de Down não é uma doença. As características físicas de pessoas com Down são semelhantes mas seu desenvolvimento depende dos comprometimentos intelectual, físico e/ou sensorial, em grau de severidade e da estimulação precoce a que forem sujeitas. Deve ser realizada logo após o diagnóstico da Síndrome, onde os pais são os responsáveis em procurar os recursos, contribuindo para um melhor desenvolvimento da criança.


Fonte: Jornal Folha do Norte, 20 a 22 de março de 2015, edição 1782.