Atualize seu navegador!
Notícias

APAE abre suas portas para Feira da Integração

Dia 21 a 28 de agosto é realizada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Organizada pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), o evento chama a atenção não apenas pela extensa programação, mas também por abordar a inclusão. Em São Bento do Sul, há 570 deficientes intelectuais, de acordo com dados do Censo 2010. Em Rio Negrinho são 374 e em Campo Alegre 78. Apesar das dificuldades, essas pessoas vivem em um momento de possibilidades, na qual políticas públicas buscam a inclusão.

A concepção de que um portador de necessidades especiais não é capaz de autonomia está mudando. Evoluções na ciência e na pedagogia, assim como no próprio conceito de deficiência transformam a maneira como a sociedade, dita normal, interage com aqueles considerados diferentes. Para os portadores de necessidades especiais, essas mudanças representam mais qualidade de vida e inclusão, seja através da educação, do trabalho, ou da própria acessibilidade.

E uma das formas de mostrar na prática que os portadores de necessidades especiais tem enormes potenciais ocorre hoje, durante a realização da 16ª Feira da Integração. O evento ocorre na APAE entre as 9h30 e as 16h30. “Nessa oportunidade apresentaremos os trabalhos dos alunos feitos no primeiro semestre”, explica a diretora Goreti Ehlke.

Segundo ela, estarão expostos trabalhos feitos nas áreas de Educação (Pedagogia, Artes, Informática, Educação Física e Paradesporto), Saúde (Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia, Terapia Ocupacional), Assistência Social e Clubes. “São trabalhos feitos pelos alunos com ajuda dos profissionais de cada área”, ressalta ela. A diretora aproveita para convidar toda a comunidade para o evento e conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela APAE de São Bento do Sul.

 

Show de talentos

Criatividade, alegria e muita animação tomaram conta da Escola Girassol – APAE durante o Show de Talentos realizado terça-feira. O evento integrou a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Apresentações de música, poesia e teatro encantaram o público, formado pelos alunos, pais e convidados. A mesatenista Danielle Rauen, medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto (Canadá) também esteve presente.

Com direito a troféus e medalhas, os participantes encantaram a plateia com interpretações bem-humoradas. Algumas letras de canções destacaram a importância do respeito às diferenças. “Ninguém é igual a ninguém, ainda bem”, cantou um grupo de alunos. Até mesmo os bebês da turma de estimulação participaram do show.

A atleta Dani Rauen recebeu uma homenagem da Escola Girassol. Acompanhada do diretor técnico da FMD (Fundação Municipal de Desportos), Luiz Neri Pereira, o “Magrão” e de seu primeiro treinador Stuart Hoffmann, Dani subiu ao palco para falar de sua experiência nas competições internacionais. Paratletas da APAE também estiveram no palco ao lado da campeã. “Eu viajei junto com os alunos da APAE para os jogos estaduais e prometi que voltaria aqui na Escola Girassol para dividir com vocês esta alegria”, afirmou Dani.

Luiz Neri e Stuart Hoffmann destacaram a dedicação de Dani como exemplo para os demais paratletas do município. A diretora da APAE, Goreti Ehlke, agradeceu a prefeitura municipal pela parceria no treinamento dos paratletas e parabenizou Danielle pela conquista e pelo exemplo de vida.


Fonte: Jornal Folha do Norte, 28 de agosto de 2015.