Atualize seu navegador!
Notícias

No dia do Down, alunos da APAE visitam a prefeitura

  • No dia do Down, alunos da APAE visitam a prefeitura_26699
  • No dia do Down, alunos da APAE visitam a prefeitura_26700

Grupo de alunos da Escola Girassol - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) - visitou, na manhã desta segunda-feira (21), o gabinete. O motivo, foi a entrega de material de conscientização sobre o Dia Mundial da Síndrome de Down, lembrado nesta data. Os alunos, juntamente com a diretora Goreti Ehlke e professores, foram recebidos pelo prefeito em exercício, Edimar Salomon. 

Salomon conversou com os alunos e agradeceu a visita. O prefeito em exercício disse que era motivo de muito orgulho poder receber os alunos nesta data tão significata para os portadores da Síndrome de Down. “O poder público é um grande parceiro da APAE ao longo dessa trajetória tão bonita construída no município”, destacou. A entidade completa 46 anos de atividades em maio.

De acordo com a diretora Goreti Ehlke, atualmente a APAE de São Bento do Sul atende 23 alunos com Síndrome de Down. O pequeno Anthony Pereira Maia, de apenas um ano e sete meses, é o caçula dos alunos com a síndrome e, acompanhado da mãe Ermelina de Fátima Pereira, integrou a comitiva que visitou a paço municipal. 

A data - O dia 21 de março marca, anualmente, o Dia Internacional da Síndrome de Down. Esta data tem como objetivo mostrar a importância da luta dos portadores de Síndrome de Down e dos seus respectivos pais, amigos e parentes, para que tenham direitos iguais. A data também lembra a necessidade de inclusão dos portadores da Síndrome de Down na sociedade, respeitando suas limitações. 

O nome Síndrome de Down é em lembrança ao médico britânico John Langdon Down, que descreveu o problema em 1862. A causa genética, porém, só foi descoberta em 1958, por Jérôme Lejeune, que descobriu a existência da cópia extra no cromossoma 21. A probabilidade de se ter o problema está estimada em 1 caso a cada mil nascimentos. A Síndrome de Down não é uma doença, e sim uma condição genética causada pelo cromossoma extra que aparece no par 21.

Edson Frankowiak

Assessoria de Imprensa
Prefeitura de São Bento do Sul
Contatos: imprensa@saobentodosul.sc.gov.br | 3631.6132 | 3631.6114 | 3631.6154


Fonte: Prefeitura Municipal de São Bento do Sul