Atualize seu navegador!
Notícias

Entidade relatou projetos na ACISBS

Em mais uma edição dos Diálogos Institucionais, a Associação Empresarial (ACISBS) recebeu na segunda-feira (03) a participação da presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Harriet Hackbarth, e da diretora Maria Goreti Ehlke.

A apresentação teve início com a exposição de ações e projetos desenvolvidos pela Escola Girassol, que segundo elas, a oportunidade foi para prestar contas, visto que muitas empresas contribuem com a manutenção da APAE no município. “É um prazer participar desse encontro e falar um pouco dos 47 anos de história da instituição. Um trabalho de muito esforço e empenho. A APAE sempre pode contar com os empresários e o poder público”, destacou Goreti. Nesses anos de história, já passaram pela APAE 780 pessoas com deficiência. “O desafio é oferecer para esses alunos algo diferente, de qualidade. O trabalho oferecido hoje na escola é formado pelo tripé educação, saúde e assistência” contou.

Na área da educação a APAE oferece pedagogia, artes, educação física e informática. São alunos com deficiências intelectual e múltipla, de 0 a 68 anos de idade, que podem participar de aulas de atletismo, judô, natação, futsal, entre outros. “É a soma dos esforços que resultam na melhoria da qualidade de vida dos nossos alunos” frisou. Quanto à assistência, a APAE realiza atendimento às famílias, programa qualidade de vida, programa clube de mães com a oferta de cursos de artesanatos. Devido ao comprometimento com os filhos, é uma oportunidade para as mães agregarem renda, uma atividade extra. “São 50 mães que passam semanalmente pela escola”. Na saúde, a escola oferece fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, psiquiatria e terapia ocupacional. “Cada aluno que chega, independente da sua idade é um trabalho diferente. E as áreas precisam estar articuladas.

 

Para contribuir com a APAE

A maior arrecadação vem da rifa anual. Para este ano, o bilhete custa R$ 10 e quem adquirir concorre a um automóvel Montana 1.4 zero quilômetro (1º prêmio), um televisor ted (2º), duas bicicletas (3º), um forno micro-ondas (4º) e um rack (5º). O sorteio será realizado pela loteria federal no dia 13 de maio. Também é possível contribuir via SAMAE, onde o contribuinte destina valores mensais para a instituição. Basta preencher o requerimento e entregar na autarquia. Mais informações pelo telefone 3633-1340.


Fonte: Jornal Folha do Norte, 6 de abril de 2017.